Como cadastrar um blog no FeedBurner - Passo a Passo | Quero Dicas | Tutoriais para seu blogs


Como cadastrar um blog no FeedBurner - Passo a Passo



Para quem é usuário da platadorma Blogger, o Fedd já está implantado automaticamente. Exemplo: http://NOMEdoBLOG.blogspot.com/feeds/posts/default

Infelizmente esse Feed é muito limitado, ele não dá muitas opções aos usuários. Em compensação, o FeedBurner não só permite criar um Feed, mais também permite personalizar, assinar por e-mail, configurar e o melhor, ele permite o usuário ver as estatísticas de assinantes do seu Feed. Gostou? Então, vamos aprender a criar uma conta e como utilizar

Conhecendo Feed e FeedBurner

Feed ou RSS- São listas de atualização de conteúdo de um determinado sítio, escritos com especificações baseadas em XML. Ao assinar um Feed de um site ou blog, o assinante passa a receber os arquivos (postagens) em um só lugar. Este tipo de assinatura não só serve para sites ou blogs, mais também serve para programas e navegadores, poupando assim tempo de procura por páginas e atualizações. 

FeedBurner - É um agregador ou gerenciador de Feeds, RSS, como você preferir. Ele é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo usuário ao assinar. Ele se conecta periodicamente ou sob comando do usuário para verificar a existência de novas atualizações e é de grande valor para seu blog/site. FeedBurner, foi fundado em 2004 por Dick Costolo, em 3 de Junho de 2007, passou a pertencer à empresa Google.


    Criando Feed


1 - Acesse FeedBurner.

2 - Para criar uma conta e acessar o painel, você precisa ter uma conta no Google.

3 - Após efetuar o login, aparecerá uma página como esta ↓


4 - Onde está escrito "Burn a feed right this instant,Type your blog or feed address here", será onde você colocará o endereço do seu site ou blog e depois clique em "Next".

5 - O serviço perguntará se deseja criar um feed do tipo Atom ou RSS,
Na realidade não faz muita diferença, mais a escolha é sua! E novamente clique me "Next"


6 - Agora você irá escolher um nome um nome e um endereço para o feed. Na imagem abaixo eu usei o endereço do meu blog. Após clique em "Next" novamente


7 - Nas paginas seguintes é só clicar em "Next"  e na outra página, não há necessidade de selecionar nada, mais se quiser, fique a vontade :) e novamente em "Next"


Pronto seu Feed já está criando! Agora vamos personalizá-lo e entender as configurações mais importantes. - No alto da página tem a opção languages, permitindo a tradução parcial para o português.


    Personalizar / Configurar

Só irei postar as configurações mais importantes, se não, a postagem irá ficar grande demais. Lembrando que tudo o que você for configurando, no final de cada página, salve!
Vamos lá?

No painel do FeedBurner tem 4 abas - Analisar, Optimizar, Publicar e Troubleshootize


Analisar: Você visualiza os dados estatísticos,tais como: O número de assinantes de seu Feed  e quais os agregadores mais utilizados por eles.
Na mesma página um pouco mais a baixo tem a opção "Serviços", lá você poderá escolher o que você quer monitorar.

• Optimizar: O próprio nome já diz, você otimiza o seu Feed. À esquerda, tem uma coluna com várias opção, vamos começar:


1 - Browser Friendly - Você formata a página de apresentação que será visualizada por seus futuros assinantes. Em "Appearance Options", você escolhe um tema, um idioma e os botões para os serviços do Feed. Em "Content Options", você escolhe se os artigos do seu Site ou blog irão aparecer na integra, somente os títulos ou por não aparecer e ainda podemos, ativar uma mensagem pessoal.

2 - SmartCast - Está opção é para podcasts

3 - SmartFeed -  Está ativar para que os feeds sejam compatíveis com qualquer agregador.

4 - FeedFlare - Está opção ativa links no rodapé do feed, tais como: envio por e-mail, número de comentários, conteúdos relacionados, para redes sociais entre outros.

5 - Summary Burner - Esta opção, é para enviar somente um resumo dos posts. Você pode deixar o padrão (200 palavras), diminuir ou aumentá-la.


Publicar: Agora você encontrará alguns widgets para colocar em seu site ou blog. Se você usa a plataforma Blogger, coloque em Gadget > HTML/JavaScript

1 - Headline Animator - Crie uma imagem tipo gif, As imagens mostram os titulo dos seus posts. Caso seja essa sua opção, para adicionar ao seu blog/sites, basta clicar em "ativar" e escolher a plataforma. Caso dê algum erro na hora de salvar, leia este tutorial.

2 - BuzzBoost - Cria um widget com os posts mais recentes.

3 - Email Subscriptions - Fornece um código para que os leitores do seu blog/site possam receber os feeds por e-mail. Para adicioná-lo ao seu blog, coloque o código no Gadget > HTML/JavaScript.

Enter your email address:


Delivered by FeedBurner
4 - FeedCount - Permite a criação de um pequeno contador com o números de assinantes.

5 - Socialize -  Ele permite publicar automaticamente as atualizações do seu feed na sua conta de mídia social. Tais como: Facebook, twitter, Linkedin entre outros.

6 - Chicklet Chooser - Ele fornece diversas imagens ou botões que servem  para convidar os seus leitores do blog/site a assinarem seu Fedd.

7 - Creative Commons - Com ele você cria um botão mostrando as licenças de seu conteúdo.

Troubleshootize: Nesta aba, encontraremos dicas de como utilizar o FeedBurner

Agora que você já sabe como configurar seu Feed, coloque em seu blog/site e deixe seus visitantes assinarem. Tem como editá-los, apagá-los e até mesmo transferi-los para uma outra conta. Basta clicar no nome do seu Fedd e na parte superior, bem abaixo do nome, escolher uma das três opções.


Espero ter ajudado. Deixe seus comentários e ajude compartilhando e curtindo nossa fanpage no Facebook.Visite!
Beijinhos

Me Contrate!


Que bom você reservou um tempinho para vir comentar. Você me deixa super feliz e desde já agradeço por sua colaboração.

Comente. Mais peço que leia antes:

1 - Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mais farei o possível.

2 - Educação sempre! Comentários com xingamentos entre outros, não serão publicados ou respondidos.

3 - Comentários não relacionados ao titulo, não serão publicados.

4 - Comentários somente URLs de terceiros, não serão publicados.

♥ - Caso queira divulgar seu blog gratuitamente, Acesse, Galeria de Blogs
♥ - Eu terei o maior prazer em colocar o link ou seu banner nesta galeria.

Muito obrigada por seu comentário e por sua vista.
Beijinhos ♥
Abrir Conversa em CódigoFechar Conversa em Código Abrir EmoticonFechar Emoticon

Obrigada por seu comentário! Ele é muito importante para mim.