02 maio 2019

VINGADORES ULTIMATO (sem spoilers)

VINGADORES: ULTIMATO sem spoilers

Vingadores Ultimato teve sua estreia em 25/04. Mas antes, uma curiosidade: No fim dos anos 90 a Marvel criou um universo paralelo para seus personagens. Este foi chamado de Ultimate. A proposta era ter mais violência, temas mais sérios, personagens com mais conflitos e temática mais próxima da realidade. Assim, os uniformes ficaram menos coloridos, vários personagens tiveram seus perfis alterados e a narrativa ficou mais complexa.

Um personagem em especial mudou bastante. Nick Fury teve sua etnia alterada. Agora ele seria negro. Com a fisionomia de Samuel L. Jackson (sem permissão). Quando Samuel viu o resultado nas bancas teria procurado a Marvel através de sua agente dizendo que se um dia eles decidissem fazer um filme baseado na hq, o papel teria de ser dele. É o que conta o próprio Samuel.

Quase dez anos depois estreava Homem de Ferro. O ano era 2008 e ao fim do filme temos a participação de Samuel L. Jackson como Nick Fury.

Com Homem de Ferro se iniciou o maior projeto cinematográfico da história. Hulk, Capitão América e Thor; cada um com seus próprios filmes, mas todos coexistindo no mesmo universo compartilhado.

Assim como nos quadrinhos, foi estabelecida uma narrativa em um grande arco preenchido com narrativas em arcos menores. Mais personagens foram sendo apresentados. Os Guardiões da Galáxia apresentaram a parte cósmica desse universo, em Pantera Negra fomos conhecemos Wakanda. Homem Formiga pareceu um herói com menor importância, mas essa se provaria uma aposta
completamente equivocada. Até o homem aranha, que pertence à Sony, foi adicionado como um presente para os fans.

Diversos diretores e roteiristas trabalhando com dezenas de personagens. Ainda assim, O controle de Kevin Feige e seu grupo de criação permitiram que depois de, inacreditáveis, vinte e um filmes todos esses personagens pudessem ser reunidos em um único filme para a grande conclusão do arco principal.

Vingadores ultimato tem três horas de duração. Portanto, esteja preparado. Levantar-se para ir ao banheiro antes do fim vai custar caro.

O primeiro ato do filme consome a primeira meia hora mais ou menos e nos mostra como ficou o mundo e os heróis sobreviventes após o estalar de dedos do vilão Thanos em Vingadores Guerra Infinita.

O segundo ato que dura em torno de uma hora e meia desenvolve a formulação do plano dos heróis.

A conclusão dura a última hora do filme. Isso mesmo. Uma hora de terceiro ato.

O trabalho de roteiro está impecável. Todas as pontas soltas dos filmes anteriores são amarradas. Cada um dos personagens tem seu arco finalizado e o tempo de tela é muito bem dividido. Fotografia e efeitos visuais não precisam de comentários. Os atores já estão com esses personagens há anos. Logo, todos entregam muito bem as emoções que o roteiro pede. Trilha sonora bem colocada exaltando os grandes momentos.

Agora falando de grandes momentos: quando eu tinha meus 14 ou 15 anos, três décadas atrás, lembro-me de ler certas passagens desses heróis em suas revistas e sempre pensava comigo mesmo que seria incrível ver aquilo no cinema... mas, nunca aconteceria...

Pois aconteceu e foi ontem dia 26/04/2019. Eu ri, chorei, fiquei nervoso, fiquei triste, fiquei feliz.

Esteja preparado ou não, o terceiro ato do filme vai te provar que é possível ficar uma hora sendo arrebatado por uma cena épica depois da outra. A catarse é sublime. Foi a maior experiência em uma sala de cinema que eu jamais vivenciei até hoje. O melhor filme de herói já feito. Se você acha que Guerra Infinita foi um soco no estômago. Esteja pronto para um chute no queixo.

Vingadores Ultimato é um divisor de águas para o cinema. Certamente vai bater todos os recordes de bilheteria e dificilmente será superado tão cedo.

Procure a melhor sala possível com a maior tela e o melhor som.

Não se esqueça de ir ao banheiro antes e não compre nenhuma bebida ou vai se arrepender.

Vingadores Ultimato é o filme do ano.

Autor: Alex Arruda Mendes.

Um comentário:

Amigos do Blog



Agregadores