Como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger | Quero Dicas Quero Dicas : Como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger

Quero Dicas : Como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger

Quero Dicas , Como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger , Dicas Blog , Sites e serviços ,

Como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger

| |

Como corrigir erros ao usar HTTPS no Blogger

Semana passada eu publiquei um post onde eu ensino e explico como ativar HTTPS no Blogger e porquê. Mas muita gente está tendo dificuldades no processo e em muitos casos o cadeadinho verde ou a palavra "seguro" não aparece na barra de navegação.

O fato é, desde 2017 o Blogger havia liberado o certificado SSL para ser implantado ao mesmo, mas estava em fase Beta na plataforma, desde então, muita gente ainda não havia implementado o recurso e até hoje, mesmo que certificado não esteja mais na fase Beta, muita gente ainda tem ou está tendo algumas dificuldades.

Para ajudar, neste post vocês poderão corrigir alguns erros ao usar HTTPS no Blogger.
Vamos lá?

• Ativei o HTTPS mais continua HTTP
Como informei no post anterior (www), deve-se esperar alguns minutos ou algumas horas para que o seu "novo endereço" seja liberado ou 'talvez' você tenha esquecido de fazer o redirecionamento de HTTP para HTTPS.

• Já esperei algumas horas, mais o cadeado verde ou a palavra 'Seguro', realmente, não aparece, OU,  ele aparece por alguns segundos e depois some.

Se você fez o procedimento correto, isso pode significar que algumas coisas em seu blog estejam sendo consideradas "inseguras" ou com suas imagens e/ou URLs de outros recursos na estrutura do blog ainda estão no formato HTTP, impedindo a exibição.

Normalmente, uma mensagem aparece ao clicar no ícone ao lado do endereço do seu blog:

As vezes, os causadores desse erro são alguns gadgets em seu blog, tais como: Calendários, contadores, troca do cursor do mouse, relógio, entre outros links e/ou scripts de sites externos considerados 'não seguros' em seu blog.
No caso das imagens, talvez você tenha hospedado suas imagens em site considerado inseguro.
E por fim, você pode ter links do seu próprio blog dentro do seu layout, ainda, em HTTP.

Como corrigir os erros ao usar HTTPS no Blogger

Infelizmente, não há uma solução rápida ou fácil de corrigir o erro. Afinal, você deve fazer uma varredura no código fonte (HTML) do seu blog e descobrir onde está o problema e/ou deletar alguns gadgets instalados em seu layout.

Vamos por parte...

Antes de sair desinstalando todos os gadgets ou tudo em seu blog. Faça primeiro uma varredura dentro do seu HTML. Para isso...

1. Acesse o HTML do seu blog
2. Tecle Ctrl + F
3. Na caixa de pesquisa digite http:// e tecle Enter

Ao fazer isso, sempre que teclar Enter na caixa de busca, irão aparecer todos os links em http:// em seu template. Aí que vem o trabalhinho chato!

• Copie o endereço que aparecer do link e cole em uma nova barra de navegação, MAIS acrescentando o "s" ao final de http. Depois, veja se consegue acessar a página.

Se a página abrir, é porque o link (site) em questão é seguro, portanto, você pode acrescentar o "s" ao final do http. Exemplo:

No scripts de comentários do Facebook ele é assim:
http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js
Ao alterar deve ficar assim:
https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js

Perceba o "S" ao final de http e note que em ambos os links a página abre.

Portanto, faça isso com cada ocorrência que achar de http. Lembrando, os que não abrir NÃO ALTERE. Caso, você insista em alterar, algum recurso do seu blog pode parar de funcionar e ocorrer outros problemas.

Em casos de links implementados nos arquivos e/ou scripts que não aceitam o https, a única solução é hospedar em um site de hospedagem que gere https. Por exemplo:

Ao implantar os comentários do Disqus no blog, meu link era http://www.querododicasde.com.br, ao tentar alterar o http, o aplicativo parou de funcionar. Por isso, preste atenção!

Outro site que não aceita o protocolo é o site Free Javascript Hosting, que hospeda scripts para diversos fins. Neste caso, minha dica é a hospedagem do js no Google Sites.

O mesmo se estende as imagens hospedadas, veja se elas estão hospedadas em um site que aceite https, caso contrario, a única solução é trocar sua hospedagem.

• Troquei para HTTPS, mais agora alguns recursos não funcionam.
Infelizmente, depois da troca e do redirecionamento, alguns recursos não funcionam, tais como:

Menus : Alguns menus, principalmente, menus com sub-pastas utilizam script externos em sua base e não abrem. Aí, sua única opção, caso queira continuar com o mesmo, é a troca de hospedagem, como já informei acima.

Slides :  Assim como acontece com os menus, alguns slides também usam scripts externos e deve-se fazer o mesmo procedimento. Caso, você utilize templates baixados da internet, principalmente, os gratuitos, normalmente, esses templates utilizam códigos e scripts criptografados. Acredito, por terem, em sua maioria, esses códigos hospedados em sites externos, o erro aconteça.

Gadgets: Se você instalou um gadget em seu blog, não fornecido pela plataforma Blogger e parou de funcionar, não tem muito o que fazer, a não ser: a troca de hospedagem, como já informei acima ou a retirada do mesmo.


Nota
A polêmica da utilização do certificado SSL, ainda é um grande problema para a maioria dos blogueiros. Infelizmente, alguns erros podem ser corrigidos sem ter seu template alterado, como exemplo, a retirado de alguns gadgets. Claro, a troca de HTTP para HTTPS é uma questão de escolha. Mais como informei no artigo anterior (www), atualmente, o Google está dando preferência aos blogs que se adequarão às novas regras e tendências em seu site de busca.

Agora me responde:

Depois de saber como corrigir erros comuns ao usar HTTPS no Blogger e ao final do post descobrir que o Google está dando preferência aos blogs que se adequarão às novas regras. O que achou? Vai ficar fora dessa? Deixe seu comentário!

Ah...
Sabe de outros problemas ocorridos ao usar HTTPS no Blogger? Então comente!
Beijinhos



Compartilhe

* Você reservou um tempinho para comentar? *

Desde já agradeço!

Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mas farei o possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos do Blog

agenda dos blogs Universo das Dicas

Ganhe Visitantes | Inscreva-se!

GeraLinks Atoananet Linkirado
subir