Como ativar HTTPS no Blogger e porquê | Quero Dicas Quero Dicas : Como ativar HTTPS no Blogger e porquê

Quero Dicas : Como ativar HTTPS no Blogger e porquê

Quero Dicas , Como ativar HTTPS no Blogger e porquê , Dicas Blog , Tutoriais ,

Como ativar HTTPS no Blogger e porquê

| |


Há alguns meses atrás, diferentes amigos me perguntaram sobre o Blogger está com uma faixa amarela solicitando a troca de HTTP para HTTPs. Na época, eu não pude dar uma informação concreta sobre essa solicitação. Hoje, depois de pesquisar sobre o assunto, venho explicar resumidamente e mostrar como fazer está troca e o porquê que todos devem redirecionar seus endereços. Vamos lá.

Porque ativar HTTPS

Vira e mexe o Google troca suas diretrizes, termos, entre outras coisas. Sempre que começamos a nos acostumar com eles, lá vem mais coisas ou trocas para nos deixar malucos, não é mesmo?

Só que se notarmos, a internet a cada minuto está sempre sendo alterada. Seja ela para se adaptar a um aplicativo ou um novo algoritmo. Por isso, ter segurança na internet é algo extremamente importante e claro, com o Google não pode ser diferente.

Nos últimos meses, o Google tem "exigido" que todos os blogs, de qualquer plataforma, usem o certificado SSL. Que significa Secure Socket Layer, tecnologia criada para trazer mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda um site ou um blog.

O objetivo desse certificado é impedir que pessoas mal-intencionadas possam capturar informações confidenciais dos seus usuários, tais como: Dados de acesso na área do cliente em sites de compra, login ou até mesmo números e senhas de cartões de crédito.

Com o certificado SSL em seu site, quando carregado, irá aparecer, na barra de endereço do navegador, um cadeado verde ou a palavra "Seguro" antes do mesmo. Significando para o visitante que ele está num ambiente protegido para a navegação.

Portanto, o Google tem dado prioridade em seus resultados de busca para sites e blogs que utilizam esses protocolos, principalmente, para aqueles sites que solicitam dados dos seus visitantes ou que vendem algo.

Para quem tem um blog ou site no Wordpress ou demais plataformas, essa opção é paga e devem ser alterados no arquivo de configuração e fazer atualização no .htaccess. Agora, quem usa o Blogger, existe essa opção nativa na plataforma, super fácil de aplicar, rápida e totalmente gratuita.

No tutorial abaixo, você verá como ativar o HTTPS em seu blog no Blogger, tanto com o endereço padrão quanto para quem usa um domínio próprio.

Como ativar HTTPS com endereço padrão "blogspot.com"

1/2. Entre no painel do blog e clicar na opção "Configurações" e depois em "Básico":

3. Troque a opção de Disponibilidade de HTTPS de "Não" para "Sim"


Nesta mesma opção, você verá a opção, um pouco mais abaixo, clique para ativar o "Redirecionamento para HTTPS" e escolha a opção "Sim".

A página do painel irá recarregar, salvando a alterações feitas e ao entrar em seu blog. verá que já aparece o cadeado ou o endereço apontando para https://SEUENDEREÇO

Como ativar HTTPS no Blogger com domínio próprio.

Para as pessoas que tem domínio próprio o procedimento é quase o mesmo, mudando somente para o rascunho do Blogger.

1. Entre no painel do Blogger, vá em configurações e depois em "Configurações de Usuários"

2. Altere em "Usar um rascunho do Blogger" de Não para Sim, caso você não esteja usando o rascunho do mesmo para que o redirecionamento do HTTPs fique possível de ser alterado.

3. Agora entre novamente no Blogger, mais pelo endereço http://draft.blogger.com.

4. Após a atualização do painel, entre em "Configurações" e na opção "básico" e altere a  Disponibilidade e o redirecionamento de Não para Sim. Como visto na imagem abaixo:


Leva somente alguns minutinhos para que a função de troca de HTTP para HTTPs funcione em seu blog e seu redirecionamento também. Fique tranquilo (a),

Lembrando que o Google verá seu blog ou site muito mais seguro para os visitantes e consequentemente seu tráfego não sofrerá alterações.

Beijinhos



Compartilhe

* Você reservou um tempinho para comentar? *

Desde já agradeço!

Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mas farei o possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos do Blog

agenda dos blogs Universo das Dicas

Ganhe Visitantes | Inscreva-se!

GeraLinks Atoananet Linkirado
subir