Joomla: um gerenciador de conteúdo com uma plataforma muito simples

Joomla: um gerenciador de conteúdo com uma plataforma muito simples

Joomla ou CMS (Content Management System), é uma plataforma que possibilita criar, gerenciar e também publicar conteúdos na internet. Saber exatamente as funcionalidades desse gerenciador de conteúdos te ajudará a definir se essa será a sua melhor opção para a criação do seu site.

Para aqueles que desejam criar o seu próprio website mas que não tem muita experiência, essa é uma plataforma bem simples e que não necessita de muitos conhecimentos técnicos. É um software de código aberto, livre e gratuito, onde um grande grupo de desenvolvedores de sistemas, de uma forma totalmente voluntária, acescentam novas funcionalidades, permitindo que esse CMS siga ativo e em constante crescimento.

É possível criar, apagar e editar conteúdos ou até mesmo mudar o design da sua página web, tudo isso de uma maneira muito fácil, através das várias funcionalidades que Joomla possui. É uma das ferramentas mais recomendadas por quem entende dessa área.

joomla-2

Principais características de Joomla

Por ser uma plataforma CMS possui as ferramentas necessárias que possibilita criar, administrar e publicar qualquer tipo de conteúdo e para todos os públicos, permitindo ainda a criação de conteúdos de qualidade. Auxilia ainda na organização do conteúdo, classificando-o automaticamente por tipo e categorias.

É possível também ampliar as funcionalidades dessa plataforma e acrescentar funções adicionais, personalizando assim o seu site. Com Joomla criar sites e gerenciar os seus conteúdos não será mais um bicho de sete cabeças, uma grande vantagem para quem não maneja bem as novas tecnologias. Com somente alguns poucos cliques sua página estará pronta e com a sua cara!

É o segundo gerenciador de conteúdo mais popular e utilizado, perdendo somente para o WordPress, o que não significa que seja inferior a esse. De fato, em se tratando da criação de redes sociais não há plataforma melhor do que Joomla.

Como nasceu esse gerenciador de conteúdos

Joomla é um CMS que resultou da divisão entre desenvolvedores de uma CMS denominada “Mambo” com a empresa australiana Miro, separação que ocorreu porque o controle dessa CMS Mambo foi transferido para outra empresa chamada Mambo Fundation, isso prejudicou muito os desenvolvedores que passariam então a ter somente uma pequena participação e representação. Por isso mesmo, em 2005 criaram o Joomla, a partir do código fonte do Mambo.

O Joomla foi criado como software livre, o que foi de grande importância dentro desse contexto, já que trouxe uma mudança significativa onde a principal filosofia seria a colaboração, permitindo assim a livre criação e compartilhamento de todas as suas funcionalidades. Aspecto que foi muito relevante, principalmente para os usuários sem experiência, que conseguiram aprender e elaborar facilmente todo o processo de criação de um website, através do auxílio dessa grande comunidade.

joomla-3

Usos e aplicações de Joomla

Além de ser uma ferramenta de criação de uma página web de maneira simples e rápida, serve para criar páginas de todos os tipos como por exemplo: blogs pessoais ou de uma empresa, fóruns e chats, ecommerce, lojas online, páginas de notícias, dentre uma variedade de possibilidades.

Dentre algumas das extensões de Joomla, que permitem a essa plataforma tantas funcionalidades podemos citar:

  • Módulos: permitem acrescentar uma informação complementar ao conteúdo principal.
  • Plugins: uma das extensões mais avançadas dessa plataforma, servem para gerenciar comandos como intalar, desistalar, apagar…
  • Idiomas: é a extensão que permitirá alterar o idioma da CMS, para o de sua preferência.

Uma plataforma que serve como hospedagesn de sites e gerenciamento de conteúdo e que trabalha de uma maneira independente e com total autonomia para que você possa fazer todas as alterações que desejar.

Vantagens na hora de utilizar Joomla para criar sua página web

O seu formato simples de instalação é sem dúvida uma dentre as várias vantagens que essa ferramenta oferece, além do fato que o seu conteúdo pode ser configurado de uma maneira muito fácil e rápida. Será possível administrar e gerenciar o seu website de uma forma autônoma, sem a necessidade de muito esforço e muitos conhecimentos tecnólogicos. Outra vantagem é o suporte que Joomla oferece, isso porque conta com uma comunidade ativa de desenvolvedores, colaboradores e usuários, com certeza encontrará um auxílio para qualquer dúvida que possar ter.

Se você é um profissional da área também terá vantanges, porque Joomla permite criar aplicações e extensões, aumentando assim as suas funcionalidades. Por ser uma plataforma de software livre open source, qualquer pessoa pode compartilhar essas aplicações, bem como as novas funcionalidades criadas. As extensões desse software são, sem dúvida, uma de suas maiores vantagens, seu site pode ser ampliado até o ponto que você precisa e da maneira que você quiser, tudo isso graças as extensões desse CMS.