Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem | Quero Dicas Quero Dicas : Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem

Quero Dicas : Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem

Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem

| |

diferenças entre domínio e hospedagem

Como toda blogueira/webmaster, eu sempre tento estar conectada no mundo tecnológico. Participo de alguns grupos de whatsapp, e claro, sempre existe perguntas para várias dúvidas, principalmente, quando o grupo se trata de serviços de internet e houve essa pergunta: Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem?

Não saber, é normal! Quando se trata de serviços de internet, nem todas as pessoas têm definidos os conceitos de hospedagem, domínio, servidores, entre outros. Muitas confundem desenvolvimento de sites com hospedagem, principalmente, quando falamos de compra de domínio e hospedagem de sites. ─ Isso acontece com frequencia quando estamos começando no universo "blogueiro".

Portanto, eu acabei criando esta postagem para tirar algumas dúvidas; Qual é a diferenças entre domínio e hospedagem; Desenvolvimento de sites e blogsServidores.

Parece muita coisa, não é? Mas, não! Confira abaixo esses conceitos e esclareça suas dúvidas:

• Diferença entre sites e blogs
Muitos acham que sites e blogs são a mesma coisa, mas são diferentes.

Normalmente os sites são focados para empresas de produtos, marcas e/ou serviços. Já os blogs são destinados a expressão de opiniões pessoais ou de grupos ao redor de um assunto específico, chamados de nicho.

Isso não significa que quando uma empresa abre um site, não possa ter um blog ou um blogueiro possa ter um site.

• Desenvolvimento de sites e blogs

Desenvolvimento de sites ou blogs nada mais é que o desenvolvimento do layout, definição de textos, menus, imagens, com todas as suas funcionalidades e ferramentas. Para a criação de sites e blogs, é necessário contratar uma empresa especializada ou um profissional que são chamados de webdesigner.

• Domínio próprio

Registrar um domínio é 'dar endereço' a sua marca na internet. Por exemplo: www.NOMEDASUAEMPRESA.com.br.

Para você entender melhor, ter seu próprio domínio é a mesma coisa que ter um endereço residencial onde as pessoas podem te localizar e ir a sua casa, só que esse endereço (domínio) é virtual. ─ Esses endereços são regularizados por órgãos especiais, tal como o REGISTRO.BR que são de domínios nacionais (.COM.BR, .NET.BR, .ORG.BR, etc). Para domínio internacionais (.COM, .NET, .ORG, etc) apenas empresas credenciadas por estes órgãos são aptas a efetuar esses tipos de registros, um desses revendedores é a Godaddy.

• Hospedagem de sites

Hospedagem é disponibilizar o site na internet, para que todos tenham acesso. Existem diversos planos de hospedagem e valores, com inúmeros recursos e capacidades distintas, que se adequam a diferentes necessidades de negocio e/ou empresa. ─ Nestes casos, são para as plataformas Wordpress, Joomla, etc.

Já para a plataforma Blogger, o serviço de hospedagem e domínio são gratuitos. Claro, se o usuário desejar comprar um domínio próprio para seu site, ele pode usar sem maiores restrições. ─ Lembrando basta comprar o domínio, não precisa pagar a hospedagem.

• Servidor Dedicado e Servidor compartilhado

Servidores dedicados são uma ótima opção para quem precisa de mais recursos computacionais e tem uma quantidade maior de acessos (tráfego). São indicados para empresas que precisam de configurações de hardware diferenciadas. Neste caso, uma simples hospedagem não é suficiente, uma vez que os custos de operação são divididos com outros utilizadores, reduzindo sua velocidade.

Entendendo melhor: Quanto mais pessoas estiverem conectadas ao seu site ao mesmo tempo, mais recursos de hardware serão necessários para manter o seu site funcionando sem queda de conecção. Resumindo, é preciso ter uma boa máquina para "segurar" esse site!

Já o servidor compartilhado, sua principal vantagem é o baixo custo. Por ser mais barato, esse tipo de servidor divide os custos de hardware entre diversos clientes, significando que em um mesmo servidor pode haver dezenas ou centenas de sites ao mesmo tempo.

Este tipo de serviço compartilhado, possui uma cota de memória, espaço em disco e processamento e por mais que ele esteja ocioso, seu site nunca ultrapassará essa cota, pois é necessário garantir também os recursos aos outros sites quando eles forem requisitados.


Agora que você já leu qual é a diferenças entre domínio e hospedagem, esclareceu suas dúvidas? Espero que sim!
Beijinhos



Compartilhe

* Você reservou um tempinho para comentar? *

Desde já agradeço!

Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mas farei o possível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos do Blog

agenda dos blogs Universo das Dicas

Ganhe Visitantes | Inscreva-se!

GeraLinks Linkicha Atoananet Linkirado
subir