Os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los | Quero Dicas Quero Dicas : Os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los

Quero Dicas : Os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los

Os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los

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Nos tempos de mídias sociais, o e-mail ainda é um canal relevante para impactar a sua audiência?

De acordo com um estudo recente 45% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail marketing é o seu canal mais eficiente e que é fácil de ser operacionalizado. Mas, apesar da popularidade do e-mail, muitos profissionais de marketing ainda não estão familiarizados com os erros mais comuns em suas campanhas.

Sabemos que o e-mail marketing é uma das principais estratégias para o relacionamento com clientes. Porém, usada de maneira incorreta, pode cair direto na caixa de spam. ─ Péssimo!

Além de erros básicos como erros de gramática e link's incorretos existem alguns outros erros comuns que podem prejudicar suas campanhas no médio/longo prazo.

Vamos conhecer os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los?

1 - Design responsivo

O visual do seu e-mail é quase mais importante que o conteúdo em si. Dito isso, é fundamental você utilizar designs responsivos nos seus e-mails. Um design simples, mas claro, que deixa o call-to-action (CTA) claro é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Segundo uma pesquisa feita em 2016 pela Litmus, aproximadamente 55% dos e-mails são abertos em smartphones. Portanto, para os profissionais de marketing é essencial saber como seu design vai se comportar em telas menores. ─ Opte sempre por um e-mail com design responsivo.


2 - Segmentar sua lista incorretamente

As pessoas querem ter o senso de intimidade com o produto ou com a oferta do seu negócio. Por tanto, você irá precisar criar um e-mail que atende exatamente as necessidades específicas de cada cliente. Identificar a sua audiência alvo é essencial para escrever um e-mail impactante.

Essa estratégia não irá funcionar se você estiver enviando o mesmo e-mail para todos os usuários da sua lista. Mesmo que você não possa enviar mensagens personalizadas para cada grupo de cliente, pelo menos você medir os resultados de cada grupo separadamente.

Acompanhe os resultados, taxas de clique e conversão de cada grupo. Olhar as métricas simples vai ajudar você a entender melhor o comportamento de cada grupo. Não agrupar os usuários em segmentos corretos pode resultar em comunicações ineficientes e interpretação errônea dos resultados da sua campanha.

3 - Conteúdo excessivamente autopromocional

Como citei anteriormente, o seu público quer se sentir envolvido com a sua proposta, eles querem saber como sua oferta pode beneficiá-los. Apesar de não ser algo ruim promover seus produtos ou serviços, evite fazê-los em excesso e opte por destacar suas aplicações para seus usuários.

Saiba: Conteúdo exageradamente autopromocional que não explica como seu serviço será útil, fará que seus usuários se desengajarem.

4 - Título atrativo e não confuso 

Quando um consumidor abre seu e-mail, eles tendem a encontrar uma infinidade de mensagens. Uma forma de encorajar sua audiência a abrir seus e-mails é utilizando títulos interessantes e chamativos.

Um título atrativo vai criar um senso de urgência no leitor para ler o material. ─ Nele você deve incluir detalhes sobre o tópico que você irá abordar no corpo do e-mail. ─ Vai ser uma oferta, um aviso, uma promoção ou alguma outra coisa? Tenha certeza de gastar o tempo correto para escrever o título da sua campanha.

5 - Esquecer os resultados de cada campanha

Acompanhar os resultados é a melhor forma de saber como a sua campanha performou. Ferramentas analíticas no geral vão estar incluídas na sua plataforma ESP. Também é válido integrar suas campanhas de e-mail com o Google Analytics ou qualquer outra plataforma que você utilize.


Agora que você já conheceu os 5 erros comuns em e-mail marketing e como evitá-los, uma das plataformas que eu gosto é a GetResponder. O site é bem completo e utiliza vários recursos de e-mail marketing, disponibilizando, também, profissionais para treinamento inicial totalmente gratuito aos seus usuários, além do site ser todo em português. O que facilita muito! ─ Vale a pena conferir.

Beijinhos



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