Publicidade nativa: uma maneira menos invasiva de anunciar

Publicidade nativa: uma maneira menos invasiva de anunciar

A publicidade é uma área com muitas ramificações, uma delas é a publicidade nativa. É um tipo de marketing digital que se dá quando, por exemplo, estamos olhando algum conteúdo em uma página qualquer na internet e nos deixamos levar por outros tipos de conteúdos que estão dentro dessa página, podendo nos levar a subscrever, comprar ou contratar algo ou algum tipo de serviço. É uma técnica publicitária que vai muito mais além das tradicionalmente conhecidas e tem vários aspectos e características específicas que a diferenciam.

O objetivo final é inserir mensagens promocionais em algum meio online, tentando sempre relacionar as publicidades ao conteúdo da página. Assim, se você estiver, por exemplo, lendo uma matéria sobre o aprendizado de um idioma, verá que nessa página haverão vários links promocionais de cursos de idiomas, intercâmbios, aplicativos, todos anúncios que fazem referência com o que você quer naquele exato momento.

Esse tipo de publicidade surge justamente porque ninguém gosta de entrar em uma página procurando algo específico e ver milhares de anúncios de todos os tipos que não tem relação alguma com o conteúdo do seu interesse. Podemos dizer que essa é uma maneira eficiente de se fazer publicidade.

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Aspectos gerais da publicidade nativa

A publicidade nativa é um conceito que relaciona o conteúdo e a publicidade dentro de um meio digital, captando a atenção do usuário sem que ele perceba e principalmente sem que se sinta pressionado. Alguns tipos de publicidade nem sempre são bem vindas e, se feitas de uma maneira invasiva, pode causar ainda uma forte rejeição por parte do público em relação ao item anunciado, o que não é o objetivo final quando se apresenta um anúncio. Tendo isso em vista, a publicidade nativa surge como uma boa possibilidade de se apresentar um produto ou uma oferta, ao seu público alvo, de uma maneira muito sutil, conectando o consumidor ao anúncio de uma forma quase imperceptível.

Outro aspecto importante dentro desse conceito e para garantir o sucesso desse método, é o de que esse tipo de publicididade tenha sempre um bom conteúdo, para que chame a atenção dos usuários. Uma das maneiras de se fazer isso é através do storytelling.

Tipos de publicidade nativa

É classificada basicamente em dois tipos: a publicidade nativa interna e a publicidade nativa externa. A primeira refere-se a criação de conteúdo para que os anúncios possam ser divulgados junto a esses conteúdos próprios. Nesse caso, a ideia de se criar o conteúdo é justamente para que ele possa servir de base para a publicidade, dessa forma, o conteúdo criado tem que se encaixar com a temática do anúncio. São conteúdos especialmente e intencionalmente criados para isso, trazer uma estreita relação de conexão com o anúncio em questão.

Já a publicidade externa ocorre quando diferentes marcas criam a sua própria publicidade, que é apresentada no formato de uma publicidade nativa, assim sendo, em qualquer dos dois tipos, os conteúdos das páginas tem que ter relação com o tema dos anúncios. As duas maneiras são consideradas vantajosas.

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Vantagens e eficácia em relação a publicidade tradicional

Dentre as inúmeras vantagens existentes na aplicação das técnicas de native advertising (publicidade nativa), podemos citar algumas como:

  • É uma excelente alternativa em relação aos banners, que não fazem mais tanto sucesso entre os usuários e vem sendo ignorados por eles.
  • É um método publicitário em que, por passar despercebido, o usuário não se sente pressionado.
  • É um método de Inbound markenting (técnica para atrair os conumidores através de conteúdos relevantes), que é uma forte tendência e está em constante crescimento, tendo em vista que de acordo com pesquisas os consumidores preferem muito mais esse formato publicitário do que outros.
  • Gera uma propagação muito maior dos anúncios, por ser uma informação complementar de um tema do interesse do usuário, ele mesmo acaba compartilhando com outros grupos de pessoas com o mesmo interesse em comum.

Recomendações na hora de utilizar a publicidade nativa

Uma dica muito importante para a garantia de sucesso de marketing digital é em relação a quantidade de publicidade na página, se em excesso, pode ter o efeito contrário e causar no usuário uma desconfiança sobre a idoneidade do site. O fato também de que a publicidade nativa seja tendência atualmente não ira garantir, por si só, o seu sucesso, são necessários conteúdos de qualidade e atrativos, com capacidade de convencimento para que o consumidor queira adquirir o que está sendo oferecido.

Ter uma ideia clara dos objetivos buscados também é fundamental, uma vez que esse é um tipo de publicidade que atrai o usuário em um primeiro momento mas é também necessário saber como seguir mantendo-os interessados no conteúdo divulgado.

Buscar uma integração dos anúncios, que sejam parecidos com o entorno em que estarão, em relação ao formato, ao seu desenho, a linha editorial, todos esses detalhes podem fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso do anúncio bem como a sua possível viralização.