Prezi: apresentações dinâmicas para captar a atenção desejada

Prezi: apresentações dinâmicas para captar a atenção desejada

Existem diversas ferramentas para se criar uma apresentação com slides, e o Prezi é uma delas. Seja no âmbito escolar ou no trabalho, uma boa opção na hora de apresentar um trabalho ou uma pesquisa realizada, com certeza é através de slides, é o que dá o toque a mais em qualquer apresentação. Isso porque cerca de 67% das pessoas são mais suscetíveis de serem persuadidas através de apresentações que são acompanhadas de um recurso visual. Com essa ferramenta não é necessário ser um designer profissonal para criar as apresentações, o seu uso é muito simples e fácil.

Há também a versão do Prezi para Smartphone, é só baixar a aplicação e compartilhar as apresentações de uma maneira rápida e simples.
É um software compatível com quase todos os browsers mais utilizados atualmente, para instalar é necessário baixar o Adobe Flash Player.

prezi-2

Características dessa ferramenta

Se a sua apresentação é estilo Data Storytelling, o Prezi tem boas opções para a criação de gráficos detalhados que otimiza a inserção de dados, estatísticas e números em geral, vai muito além dos formatos de pizza ou de barra, que são os tradicionalmente conhecidos.

Conta com a possibilidade de fazer apresentações online e também ofline. Uma versão gratuita está disponibilizada na plataforma, onde você poderá, além de criar os seus próprios slides, ainda ter acesso a apresentações públicas que foram compartilhadas por outros usuários. A versões que não são gratuitas tem mais espaço de armazenamento disponível na nuvem, permitindo ainda ser editado ofline.

Algumas das características dessa ferramenta:

  • Estruturas inteligentes, que facilitam na hora de organizar o conteúdo. Arraste e solte sem modificar o layout.
  • Função zoom revela, serve para dar foco e revelar dados importantes da sua apresentação.
  • Movimentação livre, não é necessário procurar o tópico que deseja através dos slides, com essa ferramenta é possível navegar de uma forma livre pela apresentação.

Como surgiu o Prezi?

A ideia inicial dessa ferramenta foi criada no ano de 2001, pelo arquiteto húngaro Ádám Somlai-Fischer. Uma ideia que surgiu pela necessidade de acrescentar manualmente zooms para cada apresentação de slides que ele tinha que fazer em cada um dos seus projetos. No ano de 2007 a ideia deu forma ao protótipo do programa que foi desenvolvido pelo professor Péter Halácsy, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e pelo empresário Peter Árvai, sendo chamado de Prezi, foi lançado em 2009.

Atualmente é muito mais do que somente um software de apresentação, é também considerado uma das ferramentas mais utilizadas e inovadoras para a apresentação de slides. É sem dúvidas uma história de sucesso e uma invenção financeiramente vantajosa, que gera fluxo de caixa positivo desde o primeiro ano de lançamento, tendo em vista que é uma ferramente usada no mundo todo.

prezi-3

Dinamismo nos slides, uma de suas principais vantagens

O Prezi é uma ferramenta que traz inovações no formato de apresentação de slides, por isso mesmo é considerada uma das melhores opções atualmente disponíveis. Tem um impacto visual impressionante e inovador, isso porque traz apresentações dinâmicas e interativas.

O Prezi é considerado muito mais eficiente e envolvente do que o power point. Ele suporta mídias como ilustrações, imagens, fotografias e até mesmo vídeos, o que gera um impactos positivos em uma apresentação. No entanto, não é recomendável o abuso na hora de inserir imagens e vídeos, isso gera um excesso de informação que pode atrapalhar a quem está assistindo a apresentação.

Oferece uma liberdade de criação de animações e apresentações diferenciadas e únicas, de acrescentar vários elementos, de usar uma única tela ao invés de slides separados, tudo isso é o que trará a inovação e o dinamismo característicos desse programa.

Suas funcionalidades nos estudos e nos negócios

Dentre os mais variados usos profissionais possíveis que essa ferramenta permite, é muito utilizado no ambiente escolar, sendo de grande ajuda principalmente para os professores e também facilitando o aprendizado por parte dos alunos. É muito usado como uma forma de se chamar a atenção dos alunos em sala de aula, ajudando com que fixem com muito mais facilidade o conteúdo que está sendo dado através de uma apresentação de slides usando o Prezi.

O estímulo visual traz à atenção para as apresentações dinâmicas, uma experiência diferente para o aluno e um método de ensino eficiente. Além disso ajudará ainda ao aluno desenvolver habilidades na hora de manejar essas novas tecnologias. Esse conceito pode ser aplicado também no ambiente de trabalho e nos negócios, afinal, uma boa apresentação de slides é o toque a mais, na hora de expor uma ideia ou um novo conceito no trabalho.