Como registrar e proteger seus posts | Quero Dicas | Tutoriais para seu blogs


Como registrar e proteger seus posts



Todo webmaster, sabe o quanto é frustante ter seu conteúdo plagiado. Mais como registrar e proteger seus posts?

Existia um site gratuito chamado MyFreeCopyright. Infelizmente, o serviço está fora do ar há um bom tempo e não tem mais efeito nenhum ao utilizar seu logo (banner) em seu site.

Durante um bom tempo, todo blogueiro utilizava o MyFreeCopyright para proteger os textos e/ou imagens do seu Blog. Como o próprio nome do serviço dizia, era um serviço gratuito cuja proposta era proteger os direitos autorias dos artigos escritos e/ou imagens publicadas pelos mesmos.

A cada novo artigo publicado. o site registrava e gerava um código único comprovando sua autentificação da publicação e enviava um e-mail com informações para eventuais necessidades de comprovação sobre aquele artigo.

Outro site, muito bom, era o BlogCopy.com. Infelizmente, ele também foi excluído da web. Neste site podíamos monitorar e proteger o conteúdo do blog contra o plágio.

É... Mais tudo acabou!

Hoje para tentarmos complicar o plágio, existe algumas formas gratuitas. Veja um dos exemplos: Como Bloquear o blog contra cópias

E, caso seja necessário utilizar um local para adicionar um texto ou código em um tutorial, utilize: Colocar caixa de texto estendida dentro das postagens

Essa é uma das formas fáceis e gratuitas de complicar a vida dos plagiadores. Eu mesmo utilizo este sistema. Claro, isso não impede as pessoas que gostam de copiar nossos artigos a parar. Mais complica um pouco mais a vida deles.

Como ter direitos sobre meus textos e imagens?

Se você escreveu um artigo totalmente original em seu blog, você já tem os direitos autorais sobre ele. Portanto, seus textos estão automaticamente protegidos. Isso significa, que ninguém pode copiar ou republicar seus artigos em outros blogs ou sites. Mesmo que coloquem um link para o artigo original.

Para que fique bem claro, na minha opinião, você deve, a principio, deixar uma mensagem, recado ou observação, informando que tudo em seu blog ou site não pode ser copiado ou republicado.
O mesmo se estende quando damos autorizações livres para a reprodução ou modificação dos textos em nosso blog ou site.

Infelizmente, mesmo tendo textos e imagens originais, não basta para provar que 'aquele' artigo é totalmente seu. Muitas vezes nem mesmo contendo uma mensagem, basta.
Vou dar um dos exemplos que aconteceram comigo.

A pouco tempo, minha postagem Sites para Criar Logotipo, logos e logomarca Grátis e Online foi copiada completamente (titulo, texto, links e imagem). Enviei uma solicitação para o administrador do site para que retirassem minha postagem do ar. Afinal, não me solicitaram o direito de copiar ou republicar meu artigo. Dei o prazo de 15 dias para a retirada. Nada foi feito!

Acionei então o Google e pedi para que pudessem fazer o mesmo pedido. O mesmo fez a solicitação e o site em questão somente trocou a imagem de chamada da postagem.
Claro, fiz uma nova solicitação.

Nesta nova solicitação, o Google me solicitou o CDMA do blog ou postagem. Infelizmente, na época, não tinha, mais provei ao Google que aquele, entre outros conteúdos contidos no meu blog eram de minha autoria. Resumindo, o site plagiador, retirou minha postagem do ar.

Como informei acima. Deixe uma mensagem no final de seus artigos, no rodapé do seu blog ou em outro local que preferir, informando que você não autoriza a reprodução dos artigos.
Exemplo:
É proibida a reprodução total ou parcial dos artigos deste site.

No entanto, muitas vezes os plagiadores não estão nem ai para sua solicitação ou informação.

Precisa contactar o Google por plágio? Acesse:
Pedidos de remoção legal
Remoção de conteúdo do Google

Então o que fazer? Preciso de um serviço externo como MyFreeCopyright!


Devido ao MyFreeCopyright, BlogCopy, entre outros serviços terem saído do ar. Abaixo, alguns sites e serviços que fazem a proteção dos seus conteúdos.

DMCA - O site garante proteção aos seus artigos. É um dos meios mais garantidos para provar ao Google ou quaisquer outro tipo de serviço que 'aquele' artigo, texto ou imagem, realmente, são seus. No site existe a proteção Free e a Pro. Basta se cadastrar e adicionar um dos inúmeros selos da empresa (Clique e acesse). Recomendo que leia e entenda a diferença das proteções.

Copyright Brasil - O site garante proteção em mais de 150 países. Sua proteção é além de artigos, imagens ou textos, mais também vídeos do You Tube. O site é pago.

Farejador de Plágio - Este é um software para cruzar informações e detectar plagiadores. Embora seja uma ferramenta paga, seu valor não é muito caro (atualmente R$ 20,00). Exite a versão gratuita (teste) que oferece bons resultados em sua busca. Seu manuseio é simples (apesar de nunca ter testado).

E você, sabe de algum outro site para registrar e proteger seus posts?
Deixe um comentário. Dê sua opinião!
Beijinhos

1 comentários:

Clique e deixe seu comentários
domingo, 27 dezembro, 2015 ×

oi
amei as dicas e já fiz no meu.
bjs

Tudo Sobre Tudo fez o primeiro comentário! Comente você também!
Resposta
avatar
admin


Que bom você reservou um tempinho para vir comentar. Você me deixa super feliz e desde já agradeço por sua colaboração.

Comente. Mais peço que leia antes:

1 - Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mais farei o possível.

2 - Educação sempre! Comentários com xingamentos entre outros, não serão publicados ou respondidos.

3 - Comentários não relacionados ao titulo, não serão publicados.

4 - Comentários somente URLs de terceiros, não serão publicados.

♥ - Caso queira divulgar seu blog gratuitamente, Acesse, Galeria de Blogs
♥ - Eu terei o maior prazer em colocar o link ou seu banner nesta galeria.

Muito obrigada por seu comentário e por sua vista.
Beijinhos ♥
Abrir Conversa em CódigoFechar Conversa em Código Abrir EmoticonFechar Emoticon

Obrigada por seu comentário! Ele é muito importante para mim.