Como encontrar links quebrados e corrigi-los no blog | Quero Dicas | Tutoriais para seu blogs


Como encontrar links quebrados e corrigi-los no blog


links quebrados ou “broken links” de um blog ou site, são aqueles que apontam para endereços que não existem mais. Esses links, podem ter sido causados por algumas mudanças, exemplo: blog ou artigo deletado, erro de redirecionamento, erro seu mesmo ao criá-los e etc.

O Google odeia encontrar links quebrados, ele acaba prejudicando o posicionamento do seu blog dentro do próprio buscador, então, para que isso não aconteça, vou ensiná-los a encontrá-los e corrigi-los. 

Quero que saibam, que este procedimento de encontrar broken links é muito importante, e não pense que é uma tarefa muito simples manter seu blog livre de links quebrados, sempre temos que verificar constantemente se há erros. 

Fique atento, caso você tenha mudado seu endereço para um domínio próprio, em muitos casos, como aconteceu comigo, aparecem dezenas de 404 (todos por erros de redirecionamento).

Achando Links Quebrados
Existem diversas maneiras e ferramentas para a detecção dos links quebrados. Veja 2 delas abaixo.

Primeira forma
1 - Acesse o site Google Webmaster Tools, clique no nome do seu blog. Você estará no painel do site. Logo você encontrará uma página e local igual a da imagem abaixo,

2 - Na página seguinte aparecerá uma lista de erros 404. Você poderá tentar corrigir na própria ferramenta os erros. (Neste caso foi por erros de redirecionamento)
• Clique no link do erro

3 - Ao clicar aparecerá uma janela pop-up. Clique em "Vinculado a partir de" e clique em "Marcar como corrigido". Pronto.


Muitas vezes, o erro de redirecionamento ocorre somente por falta de um ponto, número, letra ou traço.

Neste caso. os erros caso forem corrigidos pela ferramenta, não mais apareceram no painel do site. Caso eles voltem, siga para a ferramenta Broken Link Checker. Veja abaixo como utilizá-la é gratuita e seu uso é muito simples.

Na ferramenta webmasters, só só ajudam a encontrar links quebrados, mais também, outros problemas com seu site e servidor. Para acessá-los, entre no menu (barra lateral esquerda), "Rastreamento" e "Erros de rastreamento"



As ferramentas do Google para Webmasters também ajudam a encontrar links quebrados e outros problemas com o seu site ou servidor. As informação estão disponíveis no menu "Rastreamento", como na imagem acima.

Segunda forma
Este uso também é bem simples e eficaz

1 - Acesse o Broken Link Checker.

2 - Coloque o endereço do seu blog no local indicado e clique em “Find broken links”.

3 - Escreva o código de segurança da caixa “Security code” e clique em “Find broken links now!”.

Observação: Existem 2 tipos de rastreamento:
• informar apenas links quebrados (rápido)
•  Relatório de todas as ocorrências de cada link morto dentro do blog (podendo ser mais lento)


4 - O processo demora alguns minutinhos e logo apareceram todos os links quebrados na área inferior da tela (abaixo).
• Clicando em "Url" (como na imagem abaixo), você verá a postagem do seu blog onde esse link está com problema.
OU
• Clicando em "Src" (como na imagem abaixo), abrirá uma página em HTML da postagem do seu blog onde esse link está com problema.


Como Corrigir os links
Como deram para perceber, encontrar os links quebrados até que é fácil, Agora, é necessário corrigi-los e para isso dou algumas opções:

No caso do Google Webmasters, se o link voltar a estar com problemas, indico passar pela segunda forma (como informado acima). Caso você tenha ido direto ao site Broken Link Checker, preste atenção.

• Existem situações em que você poderá editar os links quebrados (corrigir), tais como artigos ou gadgets encontrados no seu blog. Exemplo: Ao redirecionar um link para outro site (parceiro, download, etc). Digo, outro site sem ser o seu e não está mais em funcionamento ou ouve troca de endereço.

Neste caso, você pode optar por corrigi-lo pelo link correto ou, até melhor, direcionar para um artigo seu. Ou, até mesmo ser radical, remover esse link – Qualquer escolha que você fizer, você deve editar a sua postagem e publicá-la novamente – Caso seja um código que esteja dando alteração, altere o mesmo para corrigi-lo.

• Existem também as situações que não é possível editar para corrigi-los. Por exemplo: Postagens excluídas ou comentários recebidos no blog que alguém assinou com um endereço que não existe mais.

1/Para comentários de usuários, a única solução é excluir! Não tem como editá-los. Então, cabe a você escolher se quer excluí-lo ou aceitar o link quebrado em seu blog. Particularmente, eu prefiro excluir, pois comentários com links quebrados também contam no Google.

Para as postagens excluídas, a única forma é o redirecionamento para outra postagem semelhante. Para este procedimento, você precisará redirecionar suas postagens no painel do seu blog. Caso não saiba fazer este tipo de procedimento, veja esta postagem.

NOTA
Caso você tenha achado muitos links quebrados em seu blog, faça as correções com calma para não dar nenhum erro e você ter que refazer tudo novamente. Minha dica é: Guarde o resultado das análises das ferramentas em seu computador, comece pelas páginas principais que estão com erros (as que tem mais visitas), no decorrer da semana (dependendo da quantidade), siga com a faxina. Afinal, para os leitores do seu blog, ter links quebrados em um posts, incomoda.

FATO
Infelizmente, para a plataforma Blogger não existe um plugin que faça o serviço de correção por você, diferente da plataforma Wordpress. No entanto, é essencial realizar esta correção, mesmo que manualmente e cansativa. O fato é: Se você perioticamente realizar este procedimento em seu site, com certeza ganhará benefícios futuros de não negatividade com o Google.

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida, ou queira acrescentar algo a mais na postagem, deixe seus comentários =D
Beijinhos


Que bom você reservou um tempinho para vir comentar. Você me deixa super feliz e desde já agradeço por sua colaboração.

Comente. Mais peço que leia antes:

1 - Devido a falta de tempo, não prometo responder a todos os comentários. Mais farei o possível.

2 - Educação sempre! Comentários com xingamentos entre outros, não serão publicados ou respondidos.

3 - Comentários não relacionados ao titulo, não serão publicados.

4 - Comentários somente URLs de terceiros, não serão publicados.

♥ - Caso queira divulgar seu blog gratuitamente, Acesse, Galeria de Blogs
♥ - Eu terei o maior prazer em colocar o link ou seu banner nesta galeria.

Muito obrigada por seu comentário e por sua vista.
Beijinhos ♥
Abrir Conversa em CódigoFechar Conversa em Código Abrir EmoticonFechar Emoticon

Obrigada por seu comentário! Ele é muito importante para mim.