Como criar um site ou blog de sucesso - Plataforma, Domínio e Hospedagem | Quero Dicas | Tutoriais para seu blogs


Como criar um site ou blog de sucesso - Plataforma, Domínio e Hospedagem


Na postagem anterior sobre "Como criar um site/blog de sucesso", eu falei da importância do planejamentos.
Hoje, vamos ao passo seguinte: Plataforma, Domínio e Hospedagem.
Talvez, você esteja se perguntando: Para que serve tudo isso? Posso criar em qualquer plataforma, comprar qualquer domínio e hospedar em qualquer lugar baratinho que está tudo bem. - Se, por acaso, você pensou em algo parecido, você está muito enganado! Acho melhor você continuar lendo este artigo e saber que existe muito mais do que somente palavras. =D

Plataformas
Depois de saber, "qual nicho vai usar", sua primeira atenção será para plataformas, antes mesmo, de domínio e hospedagem. É com ela, que você irá gerir todo o nosso blog ou site.
Existem muitas plataformas que podem ser utilizadas, tais como: Joomla, Weebly, Movable Type, entre outros. Mais, falarei somente dos dois mais conhecidos: WordPress e Blogger

WordPress, talvez, seja a mais requisitado e conhecido entre os profissionais. É gratuito e tem a disposição milhares de temas (modelo) e Plugins gratuitos e, é claro, os pagos também, facilitando muito a vida. É fácil de utilizar e a plataforma ainda disponibiliza "SEO Friendly" o qual ajuda receber tráfego gratuito dos motores de pesquisa.
Vantagem: Por ser um serviço PHP, o usuário tem mais liberdade para saber programar seu próprio código. Existem muitas ferramentas para personalizar um blog ou site e diversos templates na Web para baixar. Por ser mais profissional, podemos fazer upload de arquivos, imagens, áudio e vídeo bem grandes, além de poder ser instalar arquivos js, css, xml. Caso queira migrar para outro servidor (Joomla,  UOLHost, etc), poderá transferi-lo sem maiores problemas.
Desvantagens: Suas únicas desvantagens, ai meu ver, éAs melhores ferramentas de utilização, ficam na versão paga e para personalizar, o usuário deve ter um bom conhecimento em programação.

Blogger/Blogspot, apesar de muito utilizado e gratuito, não é preferido entre as empresas, mais sim, entre os blogueiros. Com pouco ou nenhum conhecimento em programação, dá para fazer muita coisa profissional com esta plataforma.
Vantagens: É um serviço que induz a aprender: Personalizar, Instalar e Modificar widgets. Dispensa o conhecimentos em programação, mas se conhece, dá para programar sem nenhum problema. Toda a plataforma é gratuita, templates, ferramentas, acessórios. Diferente do WordPress, não precisa fazer downloads para instalar Plugins. 
Desvantagens: Não podemos fazer upload de imagens e vídeos de somente 1024px. Se um dia, você resolver migrar seu blog para outro servidor (WordPress, Joomla, etc), terá muito trabalho, pois poderá perder todas as configurações existentes. 

Nome e Domínio
Depois de escolher a plataforma, você tem que escolher um nome para seu projeto e comprar um domínio. 

Nome
Escolha um nome para seu projeto, de fácil memorização e curtos, exemplo: Google, Twitter, etc
Nome composto também é legal, exemplo: You Tube, My Space, etc.
Repare que os nomes "Google, Twitter", têm nomes curtos para que as pessoas não se esqueçam. As com nomes compostos, terão que ser também fáceis de lembrar.
Vou dar meu exemplo: O nome Quero Dicas, é composto e, acredito, que seja fácil de lembrar. Agora se eu colocasse o nome para que é destinado, ficaria assim: "Quero dicas de blog e games" ou "Quero Dicas para blogueiros e jogos" ou somente "Quero Dicas para blogueiros".
É eu sei, você deve estar se perguntando, então porque não somente Dicas de blog ou algo parecido?, minha resposta é simples: Porque já existe!
Agora, escolha o nome do seu projeto e preste atenção se já não existe na web.

DICA: Vá ao Google pesquisa e coloque o nome que deseja. Dessa forma, você terá uma relação e poderá escolher melhor. - SAIBA: Este processo deve ser acompanhado com o registo do domínio disponível, veja abaixo.

Domínio
O domínio é o endereço do seu blog ou site, exemplo: www.nomedoseusite.com.br. Ele é fundamental e obrigatório, sem ele, os usuários não podem acessa-lo, resumindo: Ele não existe!
Os domínios próprios, são pagos e variam conforme a extensão (.com. .com.br .net, etc) e claro, dependendo da empresa. Normalmente, você pode adquirir um domínio no próprio local de hospedagem, juntamente com um plano de alojamento. Os mais utilizados são: .com e .com.br, afinal, são mais memoráveis pelos usuários.

SAIBA: O domínio não necessita estar alojado na mesma empresa do blog ou site.

Hospedagem
Esta questão é um pouquinho mais abrangente, mais tentarei resumir ao máximo a vocês.

Hospedagem ou alojamento, como alguns preferem chamar, é um serviço contratado para "guardar" seu site na internet. Este tipo de serviço é pago, normalmente, algumas empresas escolhem seu recebimento de pagamento semanalmente, mensalmente, anualmente ou superior.
Os preços também variam de empresa para empresa e os serviços também variam muito, posso até me ousar a dizer, demais!
Existem muitas empresas que oferecem muito, por muito pouco e outros pouco, por muito. É preciso muito cuidado,  veja todas as opções e nunca se esqueça: Empresas de hospedagem,  têm que carregar de mais os servidores para terem lucros e muitas delas  não prestam um bom serviço. Pagar muito pouco também não é vantagem, afinal,  você recebe o que você paga!

Procure por empresas que:
1- Respondam as suas dúvidas,
2- Que estão dispostos a saibam tratar bem os clientes, mesmo depois de associado.
3- O tempo de resposta dos seus emails, mesmo depois de associado.
4- Se o alojamento da empresa, suporta a plataforma utilizada

DICA: Quando estiver procurando um serviço de hospedagem, procure por opiniões (feedback) de outros usuários daquela empresa, por exemplo: Procure no Google e Yahoo.

Empresa de Hospedagem
Como já informado acima, existem milhares serviços de hospedagem pela Web. Elas estão espalhadas pelo mundo, nos deixando ainda mais confusos. Abaixo 3 nomes e links dos melhores serviços da Web.
lembrando, que nunca utilizei nenhum serviço de hospedagem em meus blogs ou sites

3 Melhores Empresas de hospedagem de sites
Clique nas imagens para ser direcionado ao site.

      


Nota final
Espero que esta postagem tenha sido útil!
Como já informei anteriormente (Como criar um site de sucesso - Primeiros Passos), estarei postando outros artigos sobre o mesmo assunto, sempre, ensinando o que aprendi nesses anos. Nos vemos no próximo artigo, tá?! Te espero!

Se preferir e não quiser perder nenhum desses artigos ou atualizações do Quero Dicas, assine o nosso Feed.
Escreva seu e-mail abaixo:


Se você tiver alguma sugestão ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário! =D Beijinhos ♥